Capa » Slide Home » OS 6 PECADOS QUE DEVEM SER EVITADOS NO NETWORKING

OS 6 PECADOS QUE DEVEM SER EVITADOS NO NETWORKING

pecados-networkingSiga os passos para não cometer esses erros na hora de se relacionar.

Existem muitos erros que as pessoas cometem quando estão fazendo networking. Segundo o especialista em relacionamentos interepessoais Shawn Doyle, entrevistado pela “Entrepreneur”, muitas pessoas costumam se relacionar a partir de noções falhas que elas aprenderam com outras pessoas, mas que não são modos efetivos de se fazer networking.

Confira abaixo os seis pecados que muitas pessoas cometem na hora de se relacionar:

1. Achar que a conversa é somente sobre você

As pessoas não se relacionam por questões de saúde, mas para ganharem algo em troca, certo? Geralmente, para ampliar o leque de relacionamentos, aumentar as vendas ou desenvolver mais o negócio.

Contudo, não deixe que o papo seja um monólogo sobre você. É muito comum interagir com pessoas que só falam sobre elas e sobre o negócio delas e não fazem nenhuma pergunta a empresa do outro. Nesses casos, não rola efetivamente uma troca. Evite esse tipo de situação e traga para a pauta um assunto em comum entre vocês dois. Não seja egocêntrico.

2. Frequentar um único círculo social

Em muitos eventos de networking, é comum perceber que as pessoas que vêm dos mesmos lugares ou que trabalham nas mesmas áreas estejam sentadas juntas. Isso também deve ser evitado. Ir a um encontro com uma diversidade de pessoas e empresas e se sentar com aqueles que você já conhece não te agregará em nada.

É claro que a maioria se sente mais confortável ficando junto daqueles que já conhece, mas é preciso enfrentar a realidade e relembrar as raízes do networking: conhecer novas pessoas e construir novos laços de relacionamento.

3. Não estabelecer um plano

Ir a um evento de networking sem um plano estabelecido não é recomendado. Se você espera alcançar um resultado, as pessoas ao seu redor também precisam saber qual é este objetivo.

4. Não manter conversas fluídas

É normal ser tímido ou menos extrovertido que a maioria das pessoas. Mas dar um sorriso e estipular um propósito de interação já é um passo para estabelecer uma conversa significativa. A ideia de dar início a um networking é ganhar alguma coisa com isso, estabelecer uma conexão e um relacionamento.

5. Não fazer a abordagem certa

Muitas pessoas não sabem a melhor forma de começar uma conversa. Ao abordar alguém pela primeira vez evite levar essa pessoa para um canto ou interromper o grupo no meio de uma conversa, ambos são erros trágicos.

6. Esquecer a hora de parar de falar

Dê a palavra para a outra pessoa. Um erro frequente de muitos profissionais é ficar falando sem parar e se esquecer do outro. Para fazer networking é preciso ser confiante, educado e articulado.

Falar sem parar o mostra arrogância e falta de interesse com o outro. E quem gosta de uma pessoa arrogante? Por isso, lembre-se de falar pouco, fazer perguntas e se mostrar interessado no que o outro tem a dizer. É para ser uma conversa e não um monólogo.

Revista PEGN

Check Also

Alexandre de Moraes: O que muitos não sabem

Alexandre de Moraes tem doutorado pela USP em Direito do Estado e é livre-docente em ...